Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
« Snorkeling no Jurássico | Main | Help Brazilian students go to a Synthetic Biology Competition »
Quinta-feira
Mar222012

Ajudem estudantes a ir a uma competição de Biologia Sintética



Biologia Sintética é uma área que combinar diferentes disciplinas, como Biologia Molecular e Engenharia, a fim de usar organismos vivos como ferramentas tecnológicas. A Biologia Sintética já gerou microorganismos capazes de detectar toxinas, de sintetizar novas drogas e até prospectar cobre!

Mais ou menos um ano atrás, alguns estudantes de graduação e pós-graduação tiveram a iniciativa de formar um clube de Biologia Sintética aqui na USP. Agora eles tentam levantar fundos para participar de uma competição de Biologia Sintética, o iGEM. O iGEM lembra muito aquelas competições onde estudantes de engenharia levam seus robôs para lutar ou jogar futebol. Só que, neste caso, levamos projetos que propõe soluções tecnológicas usando Biologia Sintética.

Os estudantes vão usar os recursos de alguns laboratórios para seus experimentos (inclusive o meu). Eles devem conseguir passagens e diárias com a Universidade. Só não conseguiram recursos para pagar a inscrição (cerca de U$2700). É aqui que você pode ajudá-los!

O time brasileiro do iGEM organizou uma campanha de levantamento de fundos no RocketHub. O site só aceita cartão de crédito internacional, se você não tem acesso a um mas quer ajudar, me escreva nos comentários. Eles já levantaram cerca de um terço da quantia (obrigado IDT!) mas isto ainda não é o suficiente. Nós ficaríamos muito agradecido se você pudesse contribuir com qualquer quantia para este projeto. Além dos estudantes se divertirem um tanto, estamos formando os recursos humanos em uma área estratégica para a biotecnologia brasileira.

E tem um vídeo fenomenal feito pelos alunos!

PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments (3)

Muito bom o vídeo!
Me tira uma dúvida, eu sou professor e tenho muito interesse em produzir animações simples como essas apresentadas no vídeo. Como posso produzir isso em casa? É flash??

Abraço, obrigado.

Março 27, 2012 | Unregistered CommenterGuilherme Orlandi Goulart

[...] O Prof. Carlos Hotta, do blog Brontossauros em Meu Jardim, foi o responsável por encaminhar o pedido e também escreveu a respeito, confiram no link “Ajudem estudantes a ir a uma competição de Biologia Sintética“! [...]

[...] internacional que reúne projetos de crowdfunding, e Hotta ajudou a dar visibilidade à ideiaem seu blog e nas redes sociais. O grupo fez o vídeo abaixo para pedir o apoio do [...]

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>