Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
« Carta ao Instituto de Biociências da USP | Main | A Calvaria e o Dodô »
Quinta-feira
Abr012010

Este blog mudou de nome

Brontossauros não existem, assim como Plutão não é mais um planeta. Toda semana recebo um email de um paleontólogo nervoso me lembrando disso. Um trecho de um raro email educado:
(...) é uma irresponsabilidade vc ficar propagando nomes obsoletos em um blog supostamente preocupado em divulgar Ciência (...)

Na maior parte das vezes os emails fazem ataques pessoais que vão até a minha estratigrafia. Eu geralmente os ignoro mas a pressão tem sido grande, com abaixo-assinados e tudo. Realmente me incomoda dispersar informações incorretas em meu blog.
É por isso que aproveito esta data para mudar o nome deste blog. Também mudei o meu banner, que trazia imprecisões em seu desenho. Expurgarei o Brontossauros do nome do blog e adotarei o nome cientificamente correto de Apatossauros em meu Jardim. Apatossauros é o termo correto pois descobriu-se que duas espécies diferentes: Apatosaurus ajax e Brontosaurus excelsus eram, na verdade, a mesma. Pelas regras da nomenclatura de espécies, a que foi descrita primeira é a soberana, logo todos os Brontosaurus se tornaram Apatosaurus.
Desta forma atenderei aos pedidos de muitos leitoresqueridos como a Sociedade Acreana de Paleontologia, o Clube de Amantes de Fósseis de São Tomé das Letras e do Departamento de Paleontologia Forense da UFTB.
Viva os Apatossauros!

PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments (19)

Como representante da Sociedade Naaviana de Ecologia achamos que seu gesto foi tardio e ineficiente.
Inficiente porque ainda propaga uma tremenda cascata, como se realmente houvessem apatossauros em seu jardim. Apatossauros estão extintos há dezenas de milhões de anos e nem são diretamente relacionadas às aves. É improvável que haja mesmo fósseis desses ornitodiros em seu terreno - a menos que tenha escritura lavrada de posse de alguma propriedade no Oeste americano. E não há registro no DNPM de entrada de fósseis de apatossauro em território nacional, de modo que caso tenha adquirido algum, terá trazido de modo ilegal ao país, e seremos obrigado a denunciá-lo às autoridades.
Tendo isso considerado, demandamos imediata alteração do nome de seu blogue para que não passa a nenhuma criança a falsa ideia de que dinossauros não-avicuares ainda vivam - alimentando lendas como mok'ele-mbembe ou até mesmo o monstro do lago Ness ou de que homens e tais criaturas tenham convivido algum dia. É uma vergonha que persista em tal desserviço à divulgação científica.
Roberto Takata
Sociedade Naaviana de Ecologia
Transpresidente Sempiterno.

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterRoberto Takata

Que tia Solange não me leia. "Houvesse" em vez de "houvessem".
[]s,
Roberto Takata

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterRoberto Takata

Você devia era mudar para "Jesus no meu coração", pois todo mundo sabe que os fósseis foram colocados lá por cienstistas maldosos que querem desacreditar a obra de Deus todo-poderoso.
Arrependa-se enquanto dá tempo.

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterGuilherme Atencio

Apesar de não ser de nenhuma sociedade ou conselho, ainda acho que o nome brontossauros também deva ser mudado na bio do site.

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterGuilherme

HEHEHE impressionante como as pessoas se preocupam com detalhes inúteis. Agora devemos abolir todos os contos de Andersen, Monteiro Lobato, etc., afinal eles só falam mentiras.
Os Flinstones então nem se fala, os paleontólogos devem odiá-los!
Homem Aranha, Super homem, Drácula, poe tudo no paredão.
Devemos banir tb Karl Marx e Bakunin pois socialismo puro e anarquismo tb são utópicos.
Agora tome cuidado pq daqui a pouco vão invadir o seu jardim e processá-lo por manter fósseis em local inadequado!
Como se diz no ditado popular: vão chupar parafuso pra ver se vira prego!!!

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterRonaldo

"Brontossauros não existem". Obrigado, Carlos, era o argumento de autoridade que faltava para eu e meu secto de fiéis podermos divulgar que até os cientistas concordam que dinossauros nunca existiram e fósseis são apenas rochas com formatos peculiares.

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterBessa

Eu o li, Sr. Transpresidente Sempiterno da Sociedade Naaviana de Ecologia.
E antes houvesse só esse lapso. Mas não:
"Ineficiente" em vez de "Inficiente"
"seremos obrigadoS"
"para que não passE"
Assim, eu é que serei obrigada a denunciá-lo às autoridades, para que não passe um português capenga aos distintos leitores desse blogue em crise de identidade!

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterTia Solange

Gostei da pegadinha.

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterTiago

Tenho uma forte tendência em acreditar que boa parte da raça humana apresenta dificuldade em entender ironia, sarcasmo e brincadeiras em geral. Quem quiser pegar o tema...
[]'s

Abril 1, 2010 | Unregistered CommenterLívia

Realmente, a pegadinha foi boa mesmo.
Os puristas que me perdoem, mas nome é uma questão de estética. Não de precisão científica ou para justificar algo. Brontossauros é bem mais bonito do que Apatossauros (pelo menos na minha opinião).

Abril 2, 2010 | Unregistered CommenterRoberto Berlinck

Já estamos no dia 2. Então não era pegadinha de 1º de abril? :P

Abril 3, 2010 | Unregistered CommenterSibele

Vc escreve isso, Hotta, pq não sabe das ações que os arqueólogos estão movendo contra o Reinaldo por causa do Chapéu e do Chicote do blog dele.

Abril 4, 2010 | Unregistered CommenterUlisses Adirt

Como diria o William (e epígrafe no. 1 de teses de taxonomia), na voz de Julieta:
"What is in a name? That which we call a rose
By any other name would smell as sweet."
Incrível o que incomoda as pessoas.
A parte boa é que o blog vai acumulando histórias...
Dessa vez, fique atento às revistas de Paleontologia para futuras atualizações.

Abril 5, 2010 | Unregistered CommenterFino

Rá! melhor primeiro de abril que já vi!

Abril 5, 2010 | Unregistered CommenterTati Nahas

Crianças tem sonhos, conversam com amigos imaginários por um bom tempo de sua vida, qual é o problema dela imaginar em seu mundo lúdico que ela tenha e brinque com brontossauros ou apatossauros que seja em seu jardim??
Hotta, que seu jardim continue sempre cheio de BRONTOSSAUROS e por favor cuide bem deles!!!

Abril 8, 2010 | Unregistered CommenterDaniela Lima

Hotta, pára de palhaçada e volta o nome original. Seu raciocínio não está correto. Um "Brontossauro" provavelmente foi o primeiro dinossauro que qualquer criança que assistia os Flintstones ouviu falar na vida e tem tudo a ver com seu "perfil" ai do lado!
É divulgação científica, sim. A descoberta de que brontossauros jamais existiram é como a descoberta do papai Noel. Isso faz parte do desencantamento do mundo adulto. Vc vai entender melhor o mundo infantil em breve.
Pode trocar, nem vem!

Abril 17, 2010 | Unregistered CommenterKarl

Brontosaurus é sinonimo junior de Apatosaurus (sinonimo senior). Portanto, Brontosaurus é um nome válido e disponível. Como virou nome vulgar... não tem nenhum sentido ficar reclamando que não deve ser usado.
abraço, ricardo

Abril 26, 2010 | Unregistered Commenterricardo pinto da rocha

Queriar ter brontossauros também! Assim, pediria para eles assustarem todo esse povo que não entende de poesia, de ironia e das alegrias e risos que nossa língua - por vezes doce e ácida - pode provocar nos ouvidos toscos!!!

Maio 23, 2010 | Unregistered CommenterAna Paula

MEU DEUS O_O esse cara achou MESMO que você tivesse divulgando que tinha 'apatossauros' de verdade em seu jardim? DUOISDHSIUDOISHDOISD morri.

Junho 29, 2010 | Unregistered Commenteryumi

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>