Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!

Ritmos circadianos em cana-de-açúcar e outras gramíneas

Acredita-se que relógio biológico seja uma via de sinalização conservada entre as plantas. No entanto, uma comparação entre o relógio biológico de Arabidopsis thaliana, o organismo modelo, com os de outras espécies, mostra que há variações na estrutura e regulação de seus componentes.

O objetivo deste projeto é entender o funcionamento do relógio biológico na cana-de-açúcar e em outras gramíneas, como o Brachypodium distachyon e Setaria viridis. Além disso, procuramos entender a contribuição desta via de sinalização para o alto acúmulo de sacarose e alta produtividade em cana-de-açúcar.

 

Relógios biológicos específicos em órgãos e tecidos de gramíneas C4

Um aspecto pouco estudado do relógio biológico, mas que vem emergindo como tendência, é o seu papel no controle de genes de maneira tecido-específica. Sempre se acreditou que os relógios biológicos presentes nas células são independentes entre si em plantas.

No entanto, estudos recentes sugerem um quadro diferente: ao se medir ritmos circadianos no mesófilo e no tecido vascular de folhas de Arabidopsis, verificou-se que o relógio biológico do tecido vascular não só tem características distintas do relógio biológico do mesófilo, mas que ele também regula os ritmos nestes tecidos.

Diante deste novo paradigma, com relógios biológicos especializados que se comunicam, e se regulam, três questões importantes surgem na área: a) Qual a natureza das diferenças entre os relógios biológicos? b) Como os diferentes relógios biológicos se comunicam entre si? c) Como relógios biológicos especializados podem contribuir com a produtividade de uma planta?

O objetivo deste projeto é caracterizar os relógios biológicos de diferentes órgãos e tecidos de gramíneas C4 e investigar suas interações.