Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
« Nenhum cientista é uma ilha | Main | Mensagem para futuros aprendizes de cientistas »
Sexta-feira
Set062013

Ciência é poesia

O xkcd publicou recentemente uma tirinha linda sobre uma certa orquídea:

(q1: “Existem orquídeas cujas flores se parecem com abelhas fêmeas. Quando abelhas machos tentam copular com elas, elas tarnsferem pólen.”

q2: “Esta orquídea, Ophrys apifera, faz flores mas nenhuma abelha pousa nelas porque a abelha que ela mimetiza se exinguiu muito tempo atrás.”

q3: “Sem seu parceiro, a orquídea apelou para a auto-polinização, uma estratégia genética desesperada que só retarda o inevitável. Nada sobrou da abelha, mas sabemos que ela existiu pela forma da flor.”

 q4:”Esta é uma interpretação da lanta de como uma abelha fêmea é vista pela abelha macho” “Uau! Então…”

q5: “… a única memória da abelha é uma pintura feita por uma flor moribunda.”

q8: “Eu me lembrarei da su abelha, orquídea. Eu me lembrarei de você.”)

 

Muitas orquídeas possuem flores que imitam uma abelha fêmea a fim de atrair abelha machos para que elas transportem pólen de uma flor a outra. Outras espécies do gênero são polinizadas por abelhas que existem ainda hoje e esta é a única delas que tem auto-polinização. Algumas pessoas criticaram o autor da tirinha por utilizar uma linguagem poética que não é tão precisa quanto a linguagem científica. Eu discordo. Acho que ele conseguiu destilar muito bem o fenômeno científico na tirinha e ainda conseguiu colocar uma mensagem agridoce sobre a vida, o universo e tudo mais.

Um brinde à evolução!

 

Fontes: xkcd e wikimedia

PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>