Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
« Por que a soneca do despertador é de 9 minutos? | Main | Ciência é poesia »
Quinta-feira
Set122013

Nenhum cientista é uma ilha

É muito comum a cultura pop retratar cientistas como seres solitários, muitas vezes misantropos e até sociopatas (vide Dexter, Emmett Brown, Victor von Doom, Victor Frankstein, Walter Bishop). É por isso a imagem abaixo, que mostra um chefe de laboratório sendo abraçado pelos seus pós-docs e rodeado por estudantes, trazem um sorriso ao meu rosto.

A Ciência é uma atividade coletiva e colaborativa em seu cerne. A Ciência é uma rede social. As razões para isso são simples: 1) ninguém consegue saber tudo de tudo; 2) o dia tem apenas 24 horas e 3) se você publicou mas ninguém leu, a sua produção não está sendo útil para avançar o nosso conhecimento. Claro que há cientistas introvertidos, cientistas com peculiaridades curiosas e idiossincrasias interessantes e até cientistas sem tarquejo social mas certamente esta não é uma marca do cientista bem-sucedido (ou de um mal cientista).

PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>