Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
« Ciência é poesia | Main | Sobre as redações do ENEM »
Segunda-feira
Abr012013

Mensagem para futuros aprendizes de cientistas

Cara futura aprendiz de cientista,

 

          imagino você com 15 ou 16 anos de vida tentando decidir-se sobre seu futuro. As oportunidades são tantas e tão avassaladoras que a vontade mesmo é deixar todas de lado por mais alguns anos. Mas vamos fizer que você quer virar cientista. Será que é uma escolha boa? Certamente as pessoas vão te dizer que ser cientista não dá dinheiro, provavelmente vão dizer que é muito difícil e possivelmente vão te dizer que não vale a pena, ainda mais no Brasil. E então, você me pergunta, as pessoas estão certas?

 

          Olha, não vou mentir para você. A resposta muitas vezes é “sim” mas a resposta também é muitas vezes “não”. É uma resposta meio incerta, você me diz? Vai se acostumando, porque uma das coisas que não te dizem é que a Ciência vive de incertezas, e parte de nosso trabalho como cientistas é gerenciar estas incertezas.

 

          Em primeiro lugar vamos conversar sobre as inseguranças financeiras. Cientistas recebem mal, ainda mais no início da carreira. Eu tive a minha primeira carteira assinada depois dos 30 anos, apesar de camelar na Ciência e áreas afins desde os 17. Apesar disso nunca faltou dinheiro para mim, engraçado né? Outra coisa que nunca te dizem o suficiente: o dinheiro não deveria ser o objetivo de seu trabalho, ele deveria ser encarado mais como um efeito colateral bem-vindo. Pois bem, eu sou cientista porque amo ser cientista e por amar o que faço não tenho um rombo em minha alma que precisa ser tapado com bens materiais. E quando não precisamos consumir para ser feliz você não precisa de tanto dinheiro assim para viver.

 

          Outro segredo: se você decidir ser cientista hoje, você dificilmente será cientista “quando crescer”. Um motivo é que não existem tantas vagas quanto pretendentes a elas. A boa notícia é que ser cientista não é a única profissão que trabalha com Ciência. E todas elas poderão te dar muito prazer na sua vida. Outro motivo é que a sua vida vai lhe trazer oportunidades irresistíveis que vão te levar para longe do seu objetivo inicial. E um dia você vai ver que trilhou um caminho diferente do planejado anos atrás mas, nem por isso você é menos feliz. Aprenda agora: a trajetória é muito mais interessante que o fim do caminho, por isso não se esqueça de olhar a paisagem e de explorar trilhas interessantes.

 

          Próximo ponto: fazer Ciência é difícil. É verdade, fazer Ciência profissionalmente É DIFÍCIL. Mas fazer pontes também é difícil, curar pacientes é difícil, ensinar crianças, tocar violino, consertar motores de carros, fazer cadeiras, todas estas coisas são difíceis de se fazer de modo profissional e bem feito. O bom é que você vai passar por anos e anos de treinamento. Algumas habilidades essenciais para um cientista profissional: cientistas bons são excelentes comunicadores, cientistas bons são extremamente criativos, cientistas bons têm iniciativa e têm gana, também precisam (supostamente) ser bons administradores, precisam ser críticos, céticos, precisam gostar de aprender, gostar de ler. E precisam saber ler e escrever em inglês.

 

          Último ponto desta carta (te incentivo a me mandar mais coisas para comentar): vale a pena ser cientista? E ser cientista no Brasil? Bom, para ser bem sucedido como cientista é necessário ter muita competência mas também tem que ter um pouquinho de sorte. Existem um caminhão de problemas burocráticos que precisamos resolver na Ciência, na brasileira e na mundial. Tudo isso parece ser um pouco asfixiante às vezes mas espere só até sua primeira descoberta. É absolutamente impossível descrever a sensação de descobrir algo. A primeira coisa que você vai querer fazer após sua primeira descoberta vai ser a sua segunda descoberta. E assim por diante. É completamente viciante. É intenso e apaixonante. E sim, eu encaro todas as burocracias, todas as mediocridades, toda a vaidade e a incompetência por mais uma dose.

 

            Acho que é a grande conclusão é esta, minha futura aprendiz de cientista. Sou viciado em Ciência. Sou apaixonado pelo que faço e pelo meu meio. Se você não gostou de nada do que escrevi sobre a profissão de cientista ou se você descobriu que a Ciência não te atrai, tudo bem. Mas faça um favor para si mesma: se apaixone pelo que você faz. É essa paixão (e ou pouquinho de sorte) que vai fazer você sempre ter emprego apesar das condições do mercado, que vai fazer você encarar os obstáculos da sua profissão (porque todas têm obstáculos), e é a sua paixão que vai fazer você sobreviver a todos os baixos de sua carreira e alçar vôo nos seus pontos altos. Ame o seu ofício e, se for amar a Ciência, não se esqueça de contar para todo mundo sobre isso.

PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments (3)

Olá senhor Hotta. Me indentifiquei grandemente em seu texto. Você também me respondeu a algumas dúvidas e sem duvidas me incentivou mais a seguir minha tão desejada carreira cientifica. Mas dentro desse nosso mundo(ainda mais nosso país) nunca da suporte para a menoria e as coisas ficam bem dificeis para pessoas como eu. Me esforço muito para sempra ser o melhor possivel e se destacar entre os demais,mais isso não me traz nada. O que eu faço para seguir o que quero se não tenho nenhum apoio? Como conseguir adimirações exemplares nesse país tão horrível(ainda mais essa minha cidade "Carapicuíba-SP" . As vezes parece q meu gosto é unico. Afinal, aonde conhecer pessoas como eu?

Abril 26, 2013 | Unregistered CommenterKaique Nunes

Kaique, entre no Twitter, Facebook, Tumblr e procure mais gente q goste de Ciencia! Nós existimos e adoramos um papo!

Abril 29, 2013 | Registered CommenterCarlos Hotta

Vlw viu, vc me incentivou a seguir com esse sonho.

Setembro 11, 2014 | Unregistered Commenteredgar

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>