Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
« Assédio sexual é um problema na academia brasileira? | Main | Cadê os blogs brasileiros sobre Ciência? »
Quarta-feira
Out022013

Alguns blogs de Ciência que talvez vc não conheça

Eu escrevi o texto passado tentando fomentar uma discussão sobre um problema que talvez nem exista. O fato é, sim, os blogs antigos não produzem tanto quanto antes mas isso é meio antural da vida dos blogs. O mais grave é que blogs novos não estão aparecendo. No entanto isto também pode não ser verdade, nas últimas semanas venho compilando blogs novos (e alguns nem tão novos) que trazem conteúdos interessantes de Ciência e estão fora do SBBr. São muito mais do que parecem. Veja alguns:

Ciência na mídia - não dá para categorizar o blog da Tatiana Nahas de novo mas é ótimo para conhecer coisas interessantes que estão acontecendo no mundo científico.

SciELO em perspectiva - não sabia que a SciELO tinha um blog, descobri ao preparar este texto. Traz muiats discussões relevantes para a Ciência produzida no Brasil e como ela pode ser melhor publicada.

DNA Cético - blog do Rubens Pazza, que atua em diversas áreas da divulgação científica.

Polimerase de mesa - uma pergunta da @marifiora começou toda esta discussão que estamos tendo agora, motivos suficientes para visitar o blog dela.

CurioZoo - blog do meu amigo Gulherme Brito sobre curiosidades zoológicas. Tem um estilo de escrita diferente do que estamos acostumados.

Sobrevivendo na Ciência - uma tendência interessante que vem surgindo são blogs com dicas a aprendizes de cientistas. O Sobrevivendo tem muitas discussões legais, como a importância da humildade e da ousadia na Ciência.

Ciência na Prática - outro blog sobre práticas científicas. É sempre bom ler estes blogs para aprimorar o modo que você encara seu ofício.

Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia - um exemplo de como uma sociedade científica pode produzir conteúdo relevante para sua área de forma acessível aos interessados na área. Não é para o público geral, mesmoa ssim gostaria de ver amis blogs como este.

A passarinhóloga - um blog sobre ornitologia com fotos fenomenais de aves em geral. Aliás, tem um outro blog ornitológico com um texto só que, se continuar a qualidade deste filho único, será excelente.

Do nano ao macro - blog com 4 anos de idade muito interessante, em particular suas séries de textos 9 meses e Calendário Cósmico.

Todas as configurações possíveis - textos de profundidade variada sobre matemática e física. Tem um texto inetressantíssimo sobre partidos políticos brasileiros.

Ciência aberta - blog do grupo de trabalho sobre Ciência Aberta. Traz discussões importantíssimas sobre a abertura da prática científica, assunto quentíssimo lá fora mas ainda insipiente no Brasil.

RNase free - faz tempo que não é atualizado mas é legal ver blogs mais especializados (este em Biologia Molecular) surgindo, espero que a Juliana continue o bom trabalho.

A Liga dos Cientistas Extraordinários - conheci agora mas vi que existem faz um tempo. Fala de física e Ciência.

A lista não é exaustiva e tem muitos outros blogs que merecem menção. O Polegar Opositor e A neurocientista de plantão, por exemplo, acho que todos conhecem. Por favor, mandem mais sugestões!

PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

References (1)

References allow you to track sources for this article, as well as articles that were written in response to this article.

Reader Comments (12)

Se eu tivesse mais foco, indicaria meu blog. Como não tenho, fico me imaginando em cultura, mais que em ciência.

Outubro 2, 2013 | Unregistered CommenterOtávio

Oi Carlos!
Valeu pela força...e só pra você ficar sabendo, a minha idéia inicial de começar a escrever um blog teve um impulso bom desde aquela vez que me pediu ajuda sobre uma figura do Rugendas!
Portanto, no meu caso a pura existência de blogs de ciência (não tenho bagagem suficiente para opinar sobre portais) me estimulou.
Os problemas de periodicidade são bem parecidos no meu caso quanto aos que o Rubens Pazza escreveu no DNA Cético.
Abraços
Lama

Outubro 2, 2013 | Unregistered CommenterGuilherme Brito

Mais alguns blogs para a lista:

http://oquevocefariasesoubesse.blogspot.com.br/
http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com.br/
http://biologiaevolutiva.wordpress.com/
http://dissertacaosobredc.blogspot.com.br/
http://teoriadetudo.blogfolha.uol.com.br/
http://carlosorsi.blogspot.com.br/
http://brunodepierro.blogspot.com.br/
http://alexaradio.org/
http://rafaelocremix.wordpress.com/
http://www.naodouatestado.com.br/
http://coletivoacidocetico.blogspot.com.br/

Não seria muito difícil fazer um blog do wordpress que agregasse o rss de todos esses blogs. Na verdade estamos pensando em fazer isto dentro do próprio SBBr.

Outubro 2, 2013 | Unregistered CommenterLuiz Bento

Mas fazer um blogue de republicação não iria competir por audiência dos blogues fontes?

[]s,

Roberto Takata

Outubro 2, 2013 | Unregistered CommenterRoberto Takata

Não se você colocasse apenas parte do texto e com o link do original. No estilo do mais completo ScienceSeeker (http://scienceseeker.org/) ou do mais simples Science Blogging (http://scienceblogging.com/).

Outubro 2, 2013 | Unregistered CommenterLuiz Bento

tem o true singularity, não muito ativo, mas muito bom quando escreve

http://truesingularity.wordpress.com/

Outubro 2, 2013 | Unregistered CommenterEduardo MPS

Valeu pela divulgação!

Acho que o agregador não competiria se utilizasse apenas um trecho inicial da postagem do blog original, levando o leitor para o site original pelo link.

Outubro 2, 2013 | Unregistered CommenterRubens Pazza

Olá Carlos!

Muito obrigada pela citação do Polimerase em seu post!

As minhas perguntas pelo twitter começaram pela minha necessidade de discutir o assunto (como aumentar a periodicidade das publicações em blogs) e ouvir opiniões diferentes sobre o tema. Acho que não posso reclamar disso, considerando a proporção que essa inocente pergunta está tomando nas redes sociais e na blogosfera!!!

Espero que todas essas reflexões sirvam para repensarmos o futuro que queremos para os blogs de ciência e para a divulgação científica.

Parabéns pelo trabalho que você tem desenvolvido com o Brontossauros, e aproveito para dizer que seu blog foi uma inspiração para que eu criasse o meu.

Um grande abraço!
Mari

Outubro 3, 2013 | Unregistered CommenterMariana Fioravanti

Valeu Carlos! E ainda descobri um blog de ornitologia que eu ainda não conhecia! Muito bacana, até porque quase não há blogs nesta área.

Outubro 3, 2013 | Unregistered CommenterNatália

Mais alguns blogs:

Devaneios Biológicos (http://biodevaneios.blogspot.com.br/)
A vida de Biológo (http://avidadebiologo.wordpress.com/)
Entropicando (http://www.entropicando.com/?m=0)
Um longo argumento (http://charlesmorphy.blogspot.com.br/)
Improviso científico (http://improvisocientifico.blogspot.com.br/)
Padrão aTemporal (http://bebacafe.wordpress.com/)

Abraço

Outubro 3, 2013 | Unregistered CommenterGustavo Miranda

No meu blog http://labdendro.com/blog/ , sempre o número de postagens foi baixa. Gostaria de escrever com maior frequência, mas a rotina acadêmica do dia-a-dia, com atividades administrativas, ensino, orientações, pesquisa, etc, não me permite. Tenho postado mais frequentemente, com compartilhamento no twitter e facebook, tutoriais sobre análises ecológicas usando o R, fotos de atividades de campo, divulgação de oportunidades acadêmicas, links, atividades de projetos em desenvolvimento, etc...

Outubro 4, 2013 | Unregistered CommenterPedro

Valeu Hotta, pela ótima lista. Incluí vários no meu PULSE!

Outubro 5, 2013 | Unregistered CommenterRoberto Berlinck

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>