Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
« Dinossauro no meu jardim II | Main | Viva a Enciclopédia da Vida! »
Quinta-feira
Fev282008

Cambridge, Inglaterra: a disneylândia científica.

Este post faz parte da primeira edição do blog carnival "Mundo de Cidades", proposto pela Lucia Malla e hospedado no Goitacá.

=========================================
Para quem gosta de Ciências e vai visitar a Inglaterra (ainda mais na primavera) fica a dica: vá para Cambridge, que fica a menos de uma hora de trem saindo Londres.

Cambridge é uma cidadezinha pequena, tem menos de 150 mil habitantes. A Universidade é a vida da cidade. Minha impressão pessoal é que Cambridge é uma cidade cenográfica: muitos lugares bonitos e fotogênicos para se olhar, várias atrações (ainda mais se você curte Ciência) e a impressão de que ninguém que está na rua mora na cidade. Por estas razões, eu sempre chamo Cambridge de Disneylândia da Ciência.

A atração principal desta Disney é o rio. Se o dia estiver bom, alugue um barquinho para navegá-lo e admirar as belas pontes do rio Cam (Cam´s Bridges, sacou?). Os locais chamam os barquinhos de punts e, para impulsioná-los, usa-se uma vara para empurrar o fundo do rio. É possível alugar um guia para saber as curiosidades do rio mas dirigir um punt sozinho é uma experiência fantástica.

O rio ainda passa pelos jardins dos Colleges de Cambridge. Para entender o que são Colleges é preciso ter lido Harry Potter. Em Harry Potter, todos eram alunos de Hogwarts mas era da casas Grifinória e se especializou em Defesa contra as Artes das Trevas. Exemplificando: eu era aluno da Cambridge University, do Churchill College e do Departamento de Ciências das Plantas (o paralelo óbvio seria: Tonks, Hogwarts, Lufa-Lufa e Herbologia). Os Colleges mais famosos de Cambridge são o Trinity College, o King´s College e o Saint John´s College e são os jardins destes que você consegue ver do seu barco.

Mas o que mais me excitava em Cambridge era o senso de história, principalmente o de história científica. Alguns pontos altos:

- Dizem que o seu mercado central é um dos mais antigos da Europa e era frequentado até por vikings!

- Newton foi estudante do Trinity College e calculou a velocidade do som em um dos corredores no qual nós andávamos.

- Darwin fingiu que estudava em Cambridge e conheceu lá seu mentor, Henslow (um dia conto esta história). Algumas coletas de Darwin, aliás, podiam ser encontradas no meu próprio departamento!

- Um dos pubs, o The Eagle, possuía assinaturas dos pilotos americanos e ingleses que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

- Este mesmo pub foi frequentado por Watson e Crick que, no dia no qual deduziram a estrutura do DNA, entraram no pub exclamando: "Descobrimos o segredo da vida!".

- Em um quarteirão perto de onde eu trabalhava, foi inventado o motor a jato, descoberto o nêutron e o elétron, foi deduzida a estrutura da hemoglobina e a do DNA!

E tudo isso em uma cidadezinha mínima onde todos andam de bicicletas e grande parte da população é feita de cientistas (vc pode esbarrar no Stephen Hawkin ou jantar com um Nobel e isso nem vai ser tão especial assim) que vivem andando pelas ruas de black-tie para frequentar jantares formais!

E não se esqueça de comprar uma lembrancinha na Gift Shop!


PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

Reader Comments (5)

Puxa, Carlos, não lembrava dessa história de Watson & Crick! Muito legal! :)Cambridge e Oxford são a dupla dinâmica da ciência britânica, hehehe!

Fevereiro 29, 2008 | Unregistered CommenterLucia Malla

acho que quase qualquer cidade da Europa tem muita história pra contar, mas poucos lugares tem essa riqueza de ciência....

Fevereiro 29, 2008 | Unregistered CommenterAtila Iamarino

Lucia, que Oxford? Ah... the old place...Atila, eu vou tentar explorar um pouco as outras cidades nos próximos carnavais.

Março 3, 2008 | Unregistered CommenterCarlos Hotta

Tive o imenso prazer de conhecer e fiquei maravilhada. Que saudade!!!

Março 7, 2012 | Unregistered CommenterSonia Melo

Cambridge também pode se orgulhar dos garotos estudantes de 16 anos, que viraram depois astros da música Inglesa, PINK FLOYD

Março 18, 2013 | Unregistered Commenterhumberto silveira

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>