Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!

Este é o blog do Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas gerenciado por Carlos Hotta.

Em projetos, temos uma descrição geral dos projetos do laboratório.

Em vagas, temos algumas das oportunidades que estamos oferecendo.

Em publicações, temos o histórico de trabalhos publicados. 

Em contato, temos detalhes de como entrar em contato conosco.

Acompanhe este blog pelo nosso feed

Quarta-feira
Out312012

Alunos levam medalha de prata em Bogotá

O Jamboree regional do iGEM ocorreu nos últimos dias 5 a 7 de outubro em Bogotá. Nosso time compareceu em peso, apresentando os projetos do plasmídeo Plug & Play e das redes de memória associativa em bactérias. Nosso trabalho foi agraciado com a medalha de PRATA mas, infelizmente, não foi selecionado para a etapa mundial, no MIT.

O resultado foi excelente dado nossa experiência anterior com Biologia Sintética. Três vivas aos nossos dedicados alunos!

Parabéns aos times de Buenos Aires, CINVESTAV-IPN-UNAM MX, Colombia, UC Chile e UNAM Genomics Mexico!

Não podemos nos esquecer de agradecer à IDT e IPESPE pelo patrocínio, dos diversos institutos que finaciaram a viagem dos alunos, e a todos os que contribuíram ao crowdfunding!

Quarta-feira
Mai302012

Clippings - jun/2012

Mais uma compilação de notícias em que o laboratório foi mencionado ou consultado.

 

Cientistas da USP conseguem financiar projeto com ‘vaquinha virtual’ (Folha - mai/12) - o time do iGEM saiu nesta matéria da Folha de São Paulo, com direito à fotinho e tudo!

 Na verdade, crowdfunding foi a pauta do mês, então também saímos no Terra, BandNews e Jornal do Campus.

Terça-feira
Mai222012

Clippings - maio/2012

Aqui está uma compilação de notícias no qual o laboratório foi consultado:

Cientistas descobrem relógio biológico primitivo comum aos seres vivos (VEJA online - mai/12) - dei a minha opinião para a VEJA online sobre um interessante artigo que saiu na Nature recentemente. O artigo, resumidamente mostra que existe um “relógio escondido” que está presente em diversos grupos de organismos, indicando que ele deve ter surgido antes destes grupos se diversificarem. Ele propõe que este relógio deve ser uma relíquia do primeiro relógio biológico que surgiu, em um ancestral comum de todos os grupos estudados. Os autores sugerem que este ancestral deve ter vivido na época em que o oxigênio estava sendo formado no nosso ar, assim que surgiram os primeiros organismos capazes de fazer fotossíntese. 

E se… dinheiro desse em árvore (SuperInteressante - out/10) - não sabia que havia saído esta nota. Foi uma divertida consulta sobre o que aconteceria se houvesse uma árvore de dinheiro. DISCLAMER: não achoq ue dinheiro seria de algodão ou linho… isso é viagem, se dinheiro tivesse origem vegetal, seria baseado em frutos secos ou outros tecidos lenhosos.  

De grão em grão (Questões da Ciência - abr/12) - uma matéria do Bernardo Esteves pro blog dele sobre crowdfunding onde ele usa a nossa tentativa bemsucedida de financiar a inscrição de um time brasileiro no iGEM como exemplo.

Brasileiros aderem à vaquinha eletrônica para realizar projetos (Jornal da Globo - abr/12) - mais uma matéria sobre crowdfunding. Nós aparecemos muito pouco, com uma eloquência ímpar, diga-se. O vídeo ainda me mostra plaqueando bactérias…

Terça-feira
Mai222012

Foto do grupo

Terça-feira
Mar272012

Novos alunos!!!

Após quase seis meses trabalhando sozinho no laboratório, em março começaram a trabalhar os primeiros membros do laboratório!

Primeiro temos Luíza Lane de Barros Dantas, minha primeira aluna de doutorado. O projeto dela, financiado pela FAPESP, vai caracterizar o relógio biológico da cana-de-açúcar e associá-lo ao seu metabolismo.

Além de Luíza, temos os graduandos Amanda dos Santos, Lilian de Oliveira e Otto Heringer. Amanda vai trabalhar com transformação de Brachypodium, Lilian conseguiu uma bolsa Ensinar com Pesquisa, para iniciar experimentos com Biologia Sintética junto com Otto.

Agora, trabalhem mais!