Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!
Main | Fatores de transcrição associados à parede celular de cana-de-açúcar identificados »
Quinta-feira
Mai052016

Óxido Nítrico regula a atividade da ADP ciclase

Em meu doutorado, meu trabalho principal foi estabelecer se o óxido nítrico (NO) regulava o relógio biológico em plantas. A minha principal descoberta neste projeto foi a de que o relógio biológico era um dos únicos processos fisiológicos na planta que não é regulado por NO! No fim, conseguimos mostrar que cADPR regulava o relógio biológico, em artigo na Science.

Em mamíferos, o NO controla os níveis de cADPR que, por sua vez,  media o aumento da concentração de Ca2+ citoplasmático. A existência desta via de sinalização ainda não está clara, uma vez que não há ortólogos aparentes de proteínas desta via em plantas. Em artigo recém-publicado pelo grupo do Dr. Alex Webb, mostramos que o NO é capaz de regular a atividade de uma ADP-ribosil ciclase, enzima que produz cADPR.

Este artigo contém dados obtidos em 2003, no início do meu doutorado.

Artigo

NO-mediated [Ca2+]cyt increases depend on ADP-ribosyl cyclase activity in Arabidopsis. Abdul-Awal SM, Hotta CT, Dodd AN, Davey MP, Smith AG, Webb AA. Plant Physiol. 2016 Mar 1. pii: pp.01965.2015.

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>